#maternidade
#literatura
#coach

Não vale a pena

   

By Bia Bastos at 07/18/2020

 

 

 

Bebê uma coisa que é muito comum a gente ouvir na idade adulta: não vale a pena! Mamãe não sabe ao certo de onde veio essa frase, mas quanto mais penso nela, mais estranha ela me parece. Não valer a pena remete à falta de tempo, dinheiro ou diversão. Mas mesmo as coisas que não valeram a pena, não valia a pena ao menos tenta-las? Não valia a pena matar a curiosidade ao invés de ficar com aquilo na cabeça? Vovó costuma contar para mamãe que quando esteve em Genebra andou horrores para ver o jet d`eau  (jato de água)  de Genebra e chegando lá ele nem era tão grande e bonito, então não valeu a pena. Discordo dela. Certa vez ouvi de algum ditado Budista que nós humanos saímos muito do momento presente, pensando muito em como atingir os objetivos na vida, e nos esquecemos do principal: a caminhada!


Foto por Mario Canazza
 

Sim, no caso da vovó, queria que você visse as fotos de como Genebra estava bonita naquele dia ensolarado, o jato fica junto de um lago que é azul esmeralda, cheio de cisnes! Você poderá ver também aquele monte de relógios antigos e flores, muitas flores! Mesmo que fosse tudo diferente: feio, sem vida, discordo da vovó. Não é legal imaginar um jato de água enorme e lindo?! Quem sabe o jato da vovó não fazia um arco-íris? E, tem mais, se pensar bem verá que a beleza dele estava limitada somente ao limite da imaginação da vovó! Não é fantástico? Sim, valeu a pena a imagem do jato que vovó construiu antes de vê-lo: tão bonito e pacífico! Bebê, fala para vovó que você também prefere essa imagem. E daí que ela não existe na realidade?

 

Se pensarmos bem nesse exemplo a gente conclui que o famoso poeta tinha razão: Tudo vale a pena quando a alma não é pequena! Bebê, com tudo isso, mamãe quer dizer que vale a pena se sujar; matar a curiosidade; ficar de bem com um amigo antigo; falar algo bonito para alguém; ajudar as pessoas; fazer-lhes se sentir queridas; cuidar do meio ambiente; ensinar algo a alguém; começar um idioma bem mais velho;  aprender música; nadar por dez minutos; se exercitar por cinco. Se tudo der errado, ao menos valeu a pena curtir a tentativa! 

 


By

Bia Bastos

42 years - Founder of Pervaleo
I am an entrepreneur, who loves doing yoga, windsurfing and meditation. I write letters to my son since he was a little baby. You can read them on my personal blogspot called The world for you.

 

 

 


Comente

Você precisa estar logado para enviar um comentário, clique aqui para logar ou se cadastrar.

 

 

MORE


UPLOADS

HELP


TERMS OF SERVICE

PERVALEO


ABOUT

PERVALEO WORLD

TERMS OF USE

PROSPECTO DEFINITIVO DE OFERTA PUBLICA