#climbing
#sports

Escalada, anime-se e comece !

   

Escrito por Pervaleo em 05/09/2018

 

 

Imagine uma montanha vertical de alguns bons metros de altura? Agora visualize sua superfície: ela possui fendas e afloramentos visíveis! Todo esse vislumbre foi para te dizer que essa montanha poderia ser considerada como fácil de ser escalada! Quase que semelhante a subir uma escada.

Porém, como é realidade em todo esporte, os praticantes sempre evoluem com o tempo e a prática e, a partir daí as referências do esporte também vão evoluindo. E, assim, hoje, a escalada se trata de um esporte com vários níveis de exigência, dependendo do escalador, que escala desde montanhas simples como a mencionada, até paredões verticais extremamente íngremes (alguns com escalada negativa) e que, a olho nu, são tão “lisas” que soam como impossíveis de serem escaladas.


Fonte: http://blogdescalada.com/escaladores-do-interior-de-sao-paulo-criam-roupas-especiais-para-escalada/

Então, para não fugir do objetivo deste artigo, para você que quer aprender o esporte, pode acreditar que é possível, pois não há necessidade de habilidade especial. Qualquer pessoa que esteja em boa condição física pode escalar uma montanha, os movimentos exigem capacidade de “encontrar suportes de mão e pé adequados, equilíbrio sobre eles em posições precárias e se movimentar de um ponto ao outro sem cair. Quando possível, o escalador deve tentar fazer o máximo do trabalho da escalada usando as pernas. O ideal é que os escaladores tentem manter seu centro de gravidade acima dos pés para depois puxar as pernas para cima.” Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/esportes/escalada

Obviamente que, como todo esporte, há desafios a serem vencidos pelos futuros praticantes, e essa é a maravilha de todo esporte! Certo?

E, para reforçar o objetivo deste artigo, apresento alguns benefícios proporcionados aos escaladores: aumento da resistência muscular – pela necessidade de se sustentar o corpo em posturas complexas; controle de peso – por ser uma atividade intensa; melhora da consciência corporal – já que o praticamente precisa alcançar o objetivo de escalar; desenvolve o equilíbrio e o controle das emoções – se sustentar pendurado e decidir o próximo ponto de subida exigem que o praticante desenvolva tais habilidades; e, por fim, o bem-estar e alívio do estresse causados pela descarga de endorfina e satisfação pela conquista na escalada.


Fonte:https://biancamcastro.wordpress.com/page/8/#jp-carousel-343

Certamente você já está mais entusiasmado a conhecer o esporte! Boa escalada!

 

Por Lívia Simões Machado

 


Escrito por

Pervaleo

04 years - Administrador
Website and Audiovisual Producer which aims to inspire people to do sports, arts and be sustainable. Website e Produtora audiovisual que tem por objetivo inspirar as pessoas a se envolver com esportes, artes e sustentabilidade.

 

 

 


Comente

Você precisa estar logado para enviar um comentário, clique aqui para logar ou se cadastrar.

 

 

MORE


UPLOADS

HELP


TERMS OF SERVICE

PERVALEO


ABOUT

PERVALEO WORLD

TERMS OF USE

PROSPECTO DEFINITIVO DE OFERTA PUBLICA