#Museus.Museologia.Cultura.Patrimônio.MuseuNacional.

Do luto a luta

   

By Nathalia Reys at 09/03/2018

 

 

Imagine viver sem memória, sem lembrar de quem você era ou quem costumava ser, do que amou, das pessoas, viagens ou momentos que o fizeram ser como é. Horrível, não? É como morrer em vida. E a morte é tão doída porque temos a consciência da perda.

O que aconteceu no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista retrata o descaso do Estado e da sociedade perante a grandeza da nossa diversidade cultural e do nosso patrimônio material e imaterial que hoje, nos levou a assistir o MN arder em chamas e levando com ela, a história da nossa civilização.

Tragédia anunciada. Não me causa espanto o que aconteceu... Mas puxa, tinha mesmo que ser verdade? Não vou acordar deste pesadelo?

As coleções sobre o Egito Antigo, as civilizações mediterrâneas e indígenas, a arqueologia brasileira e a pré colombiana. A evolução da vida.....

Acho que não caiu a ficha do que perdemos. Hoje as notícias enfatizavam a enorme perda que o país teve. Curioso que pela primeira vez, os noticiários deram atenção aos museus e a nós, profissionais da cultura de uma forma geral. É muito triste pensar que um país que se constrói sobre sua história, deverá agora em diante se reerguer de baixo dos escombros e da cinza que paira sobre o que restou do nosso Museu Nacional.

Estou sem sono... Pensamentos a mil. A realidade retratada ali na minha frente...

Eu não desistirei...
Não posso.
Não devo.

Eu me sinto triste, chocada. Essa culpa é toda nossa. Eu me sinto responsável, mas eu NÃO desistirei.

"É preciso prosseguir e não desanimar. Sabemos que as coisas de espírito, nesse país, são postas de lado, mas aqueles que delas e para elas vivem, tem a responsabilidade de trazê-las a tona" (Carta de Regina Real para José Lacerda Araújo Feio, 1956).

 


By

Nathalia Reys

29 years - Museóloga
A crazy person from earth. In love w/ museums, history, documents and objects. Museology, researcher and a good person. OH! Did I mention how much i love bathrooms? OH, OKAY. I'm a bathroom desing lover!!

 

 

 


Comente

Você precisa estar logado para enviar um comentário, clique aqui para logar ou se cadastrar.

 

 

MORE


UPLOADS

HELP


TERMS OF SERVICE

PERVALEO


ABOUT

PERVALEO WORLD

TERMS OF USE

PROSPECTO DEFINITIVO DE OFERTA PUBLICA