#music

Wilco

   
Escrito por Giulia Rosa em 02/10/2017

 

 

Pra quem não conhece: Wilco é uma banda de rock alternativo de Chicago, Illinois, formada em 1994 sob as ruínas da banda folk/country Uncle Tupelo (da qual o compositor e vocalista Jeff Tweedy fazia parte) e o cenário musical americano experimentava a ressaca da explosão do punk. Talvez essas circunstâncias tenham conferido a Wilco o estilo marcante que conservam até hoje. Em 2002, a banda ganha maior visibilidade com Yankee Hotel Foxtrot e com a polêmica surgida com a rejeição do disco pela gravadora.

Recentemente, fez parte da trilha sonora de Boyhood, de Richard Linklater.

O  álbum “Star Wars”, lançado em julho deste ano e aberto na rede para que os internautas pudessem fazer o download, traz menos de seu usual country, sendo, talvez, o álbum mais eclético e de mais influências variadas. Logo de cara, na música EKG, somos introduzidos por um noise de guitarras arranhadas que poderia nos remeter a Pavement ou Arto Lindsay. Ao longo das faixas, carrega consigo outras lindas influências - "Random Name Generator" têm marcas do glam punk de T-Rex, "Pickled Ginger" retoma essa aura "punk de garagem" ; "More..." resgata uma Abbey Road com uma pitada da guitarra de George Harrison.

"Magnetized", uma balada com momentos de psicodelia, fecha o álbum com o lirismo melancólico característico de Jeff Tweedy, como em "How to Fight Loneliness"(Summerteeth, 1999).

Star Wars teve a maestria de conseguir unir melodias familiares com um noise arranhado e lindamente arranjado. E, tantas fossem as influências citadas e legião de artistas a que possa nos remeter, em Star Wars Wilco não abdica, em nenhum momento, de ser Wilco. A personalidade da banda está presente em cada faixa nos reconfortando, mesmo nos momentos em que o noise nos assalta os ouvidos.

 


Escrito por

Giulia Rosa

24 years -

 

 

 


Comente

Você precisa estar logado para enviar um comentário, clique aqui para logar ou se cadastrar.

 

 

© 2016 PERVALEO LTDA, ALL RIGHTS RESERVED                      ABOUT TERMS OF USE TERMS OF SERVICE            MADE IN RIO