#music

Wilco

   

Escrito por Giulia Rosa em 02/10/2017

 

 

Pra quem não conhece: Wilco é uma banda de rock alternativo de Chicago, Illinois, formada em 1994 sob as ruínas da banda folk/country Uncle Tupelo (da qual o compositor e vocalista Jeff Tweedy fazia parte) e o cenário musical americano experimentava a ressaca da explosão do punk. Talvez essas circunstâncias tenham conferido a Wilco o estilo marcante que conservam até hoje. Em 2002, a banda ganha maior visibilidade com Yankee Hotel Foxtrot e com a polêmica surgida com a rejeição do disco pela gravadora.

Recentemente, fez parte da trilha sonora de Boyhood, de Richard Linklater.

O  álbum “Star Wars”, lançado em julho deste ano e aberto na rede para que os internautas pudessem fazer o download, traz menos de seu usual country, sendo, talvez, o álbum mais eclético e de mais influências variadas. Logo de cara, na música EKG, somos introduzidos por um noise de guitarras arranhadas que poderia nos remeter a Pavement ou Arto Lindsay. Ao longo das faixas, carrega consigo outras lindas influências - "Random Name Generator" têm marcas do glam punk de T-Rex, "Pickled Ginger" retoma essa aura "punk de garagem" ; "More..." resgata uma Abbey Road com uma pitada da guitarra de George Harrison.

"Magnetized", uma balada com momentos de psicodelia, fecha o álbum com o lirismo melancólico característico de Jeff Tweedy, como em "How to Fight Loneliness"(Summerteeth, 1999).

Star Wars teve a maestria de conseguir unir melodias familiares com um noise arranhado e lindamente arranjado. E, tantas fossem as influências citadas e legião de artistas a que possa nos remeter, em Star Wars Wilco não abdica, em nenhum momento, de ser Wilco. A personalidade da banda está presente em cada faixa nos reconfortando, mesmo nos momentos em que o noise nos assalta os ouvidos.

 


Escrito por

Giulia Rosa

31 years -

 

 

 


Comente

Você precisa estar logado para enviar um comentário, clique aqui para logar ou se cadastrar.

 

 

MORE


UPLOADS

HELP


TERMS OF SERVICE

PERVALEO


ABOUT

PERVALEO WORLD

TERMS OF USE

PROSPECTO DEFINITIVO DE OFERTA PUBLICA