#sustainability
#innovation
#science

Estudantes da UNB criam aeromodelo sustentável

   

Escrito por Pervaleo em 26/06/2017

 

 

Estudantes de engenharia aeroespacial, eletrônica e mecatrônica da Universidade de Brasília se reuniram com um objetivo desafiador: criar um aeromodelo para participar de competições brasileiras de aerodesign. Com esta intenção, criaram o grupo Mamutes do Cerrado. Inovação, muita criatividade e espírto empreendedor fizeram que palitos de churrasco e isopor de frios pudessem cruzar o céu de São Paulo, na competição SAE Brasil Aerodesign de São José do Rio Campo.   


Foto por Mamutes do Cerrado - Facebook

O projeto chamou a atenção dos competidores e fez sucesso, estando inclusive presente na edição deste mês do Campus Party em Brasília. Paraq entender um pouco mais dos desafios e do processo critativo do projeto, Pervaleo entrevistou Laís Costa Carvalho, capitã da equipe:

1) Laís, do que se trata o seu projeto? Como foi criado?

Mamutes do Cerrado é uma equipe de aerodesign criada com obejtivo de participar de uma competição de aerodesign ocorrida em São José dos Campos, no final do ano passado. A competição reuniu estudantes do Brasil e de outros países. Ela trazia muitos desafios que tínhamos de cumprir.

2) Quais desafios você acha interessante nos relatar?

Acho que vale a pena falar do desafio de, durante o voô, nosso aeromodelo teria de soltar uma carga numa área delimitada por eles. Além disso tínhamos de decolar utilizando menos da pista,  cumprir quesitos de tempo de desmontagem da aeronave e compactação. 

3) Como surgiu a ideia dos materiais alterantivos e sustentáveis?

A ideia surgiu da falta de orçamento, já que a Universidade de Brasília tinha acabado de sofrer um grande corte em seu orçãmento. Começamos a testar, com êxito, a utilização de materiais como isopor, depron, aquelas placas que são utilizadas para salame. A estrutura utiliza palitos de churrasco, isopor normal, fitas de plástico. Utilizamos isso tudo para fazer um aeromodelo mais sustentável e também que coubesse no nosso orçamento.

A equipe fez sucesso na competição, conseguindo atingir todos os objetivos propostos. Este ano, as pesquisas e o estudo continuam. Este projeto sem dúvidas comprova que, durante tempos de crise, é quando a criatividade e inovação afloram! 

Você pode conferir melhor este projeto no site oficial do projeto Mamutes do Cerrado

  

 

 

 


Escrito por

Pervaleo

08 years - Administrador
Website and Audiovisual Producer which aims to inspire people to do sports, arts and be sustainable. Website e Produtora audiovisual que tem por objetivo inspirar as pessoas a se envolver com esportes, artes e sustentabilidade.

 

 

 


Comente

Você precisa estar logado para enviar um comentário, clique aqui para logar ou se cadastrar.

 

 

MORE


UPLOADS

HELP


TERMS OF SERVICE

PERVALEO


ABOUT

PERVALEO WORLD

TERMS OF USE

PROSPECTO DEFINITIVO DE OFERTA PUBLICA