#sustainability
#innovation
#science

Estudantes da UNB criam aeromodelo sustentável

   
Escrito por Pervaleo em 26/06/2017 as 09:56:06

 

 

Estudantes de engenharia aeroespacial, eletrônica e mecatrônica da Universidade de Brasília se reuniram com um objetivo desafiador: criar um aeromodelo para participar de competições brasileiras de aerodesign. Com esta intenção, criaram o grupo Mamutes do Cerrado. Inovação, muita criatividade e espírto empreendedor fizeram que palitos de churrasco e isopor de frios pudessem cruzar o céu de São Paulo, na competição SAE Brasil Aerodesign de São José do Rio Campo.   


Foto por Mamutes do Cerrado - Facebook

O projeto chamou a atenção dos competidores e fez sucesso, estando inclusive presente na edição deste mês do Campus Party em Brasília. Paraq entender um pouco mais dos desafios e do processo critativo do projeto, Pervaleo entrevistou Laís Costa Carvalho, capitã da equipe:

1) Laís, do que se trata o seu projeto? Como foi criado?

Mamutes do Cerrado é uma equipe de aerodesign criada com obejtivo de participar de uma competição de aerodesign ocorrida em São José dos Campos, no final do ano passado. A competição reuniu estudantes do Brasil e de outros países. Ela trazia muitos desafios que tínhamos de cumprir.

2) Quais desafios você acha interessante nos relatar?

Acho que vale a pena falar do desafio de, durante o voô, nosso aeromodelo teria de soltar uma carga numa área delimitada por eles. Além disso tínhamos de decolar utilizando menos da pista,  cumprir quesitos de tempo de desmontagem da aeronave e compactação. 

3) Como surgiu a ideia dos materiais alterantivos e sustentáveis?

A ideia surgiu da falta de orçamento, já que a Universidade de Brasília tinha acabado de sofrer um grande corte em seu orçãmento. Começamos a testar, com êxito, a utilização de materiais como isopor, depron, aquelas placas que são utilizadas para salame. A estrutura utiliza palitos de churrasco, isopor normal, fitas de plástico. Utilizamos isso tudo para fazer um aeromodelo mais sustentável e também que coubesse no nosso orçamento.

A equipe fez sucesso na competição, conseguindo atingir todos os objetivos propostos. Este ano, as pesquisas e o estudo continuam. Este projeto sem dúvidas comprova que, durante tempos de crise, é quando a criatividade e inovação afloram! 

Você pode conferir melhor este projeto no site oficial do projeto Mamutes do Cerrado

  

 

 

 


Escrito por

Pervaleo

02 years - Administrador
Website and Audiovisual Producer which aims to inspire people to do sports, arts and be sustainable. Website e Produtora audiovisual que tem por objetivo inspirar as pessoas a se envolver com esportes, artes e sustentabilidade.

 

 

 


Comente

Você precisa estar logado para enviar um comentário, clique aqui para logar ou se cadastrar.

 

 

© 2016 PERVALEO LTDA, ALL RIGHTS RESERVED                      ABOUT TERMS OF USE TERMS OF SERVICE            MADE IN RIO